quarta-feira, 12 de agosto de 2009

OMS mantém recomendação do uso de antivirais


A Organização Mundial de Saúde (OMS) manteve esta quarta-feira a recomendação do uso antivirais, como o Tamiflu ou o Relenza, no tratamento da gripe A, depois de um estudo britânico ter desaconselhado o uso destes medicamentos em crianças.
'A OMS continua a recomendar a utilização de antivirais como tratamento para as pessoas gravemente doentes ou que apresentem riscos de complicações clínicas', escreveu a OMS em comunicado.
O estudo publicado no British Medical Journal concluiu que o uso de antivirais em crianças para combater a gripe A pode ser mais prejudicial do que benéfico e que raramente ajudam a evitar complicações no caso de se tratar de uma gripe sazonal.
A OMS admitiu conhecer o estudo e sustentou que este se refere principalmente aos casos de gripe sazonal e não aos do vírus H1N1. A Organização defendeu ainda que os antivirais 'não precisam de ser administrados a indivíduos saudáveis com sintomas ligeiros de gripe', sendo mais recomendados para casos graves ou de elevado risco.
O último balanço da OMS apontou para 1462 mortes causadas pela gripe A em 170 países. CM

Sem comentários: