quinta-feira, 10 de setembro de 2009

7513 infectados em Portugal


Portugal regista até à data um total de 7513 casos diagnosticados de gripe A (H1N1). Na última semana surgiram 2390 novos casos. Nesse período, 13 doentes estiveram internados, dos quais três ainda ontem não tinham tido alta dos hospitais onde se encontram, nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
Fonte do Ministério da Saúde explica que os 2390 novos casos da última semana "são situações de pessoas que apresentam sintomas gripais". "Diagnostica-se um caso de vírus da gripe porque já não se fazem os exames laboratoriais a todas as pessoas e porque neste momento não circulam outros vírus, nem há conhecimento de circulação do vírus da gripe sazonal." A maioria dos novos casos diagnosticados não registou gravidade, garantiu o Ministério.
Quanto ao surgimento de uma nova vacina, a ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou que não vai estar disponível em breve nas farmácias de venda ao público e alertou para o facto de a vacinação para a gripe sazonal não criar imunidade contra o vírus H1NI. "Logo que a EMEA [Autoridade Europeia do Medicamento] aprove a utilização das vacinas, estaremos em condições de as usar quando elas estiverem em Portugal", assegurou Ana Jorge. CM

Sem comentários: