quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Loures: Urgência Básica beneficia 300 mil utentes


A ministra da saúde inaugurou esta quinta-feira o novo Serviço de Urgência Básica (SUB) Lisboa Norte, localizado em Santo António dos Cavaleiros, Loures.
A funcionar desde o dia 7 de Agosto na extensão de Santo António dos Cavaleiros do Centro de Saúde de Loures, o Serviço de Urgência Básica destina-se ao atendimento de situações urgentes, durante 24 horas por dia, numa lógica de proximidade com cerca de 300 mil utentes dos concelhos de Loures e Odivelas.
Este é um serviço de urgência básico que faz parte da rede de serviços de urgência com três tipos diferentes: serviço de urgência básica, medico ou cirúrgicos e polivalentes. Este é um serviço de urgência básico que articulado com o serviço de urgência do Centro Hospitalar Norte que é a urgência do hospital de santa Maria e que permite ter muito próximo destas populações destes dois concelhos, Loures e Odivelas, um atendimento que poderá resolver as situações da grande maioria dos casos e portanto é uma mais valia para esta população.
Em rede com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, este novo serviço irá possibilitar a diminuição de utentes nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
“O número de doentes a retirar da urgência no fundo seriam as pessoas destes dois concelhos que se dirigem diariamente ao serviço de urgência do hospital de Santa Maria. Neste momento, nós poderíamos pensar entre 150 a 200 pessoas mas vamos ver e acompanhar, pelo menos nos primeiros 15 dias, três semanas, e ver qual é a repercussão no serviço de urgência. Temos que ter em atenção que nos primeiros tempos o facto de abrir um espaço novo vai, às vezes, acrescentar e não reduzir completamente o serviço de urgência do outro lado”, referiu Ana Jorge.
A ministra da Saúde deixou, no entanto, alguns conselhos à população. “Esperamos que a população que reside nestes dois concelhos faça aquilo que lhe cumpre que é primeiro telefonar par, antes de ir para o serviço de urgência, perguntar se tem médico , se tem médico assistentes contactá-lo em situação de doença aguda (e aqui estamos com unidades de saúde familiares já em número elevado e portanto muitos deles têm o seu médico assistente) , podem telefonar para a linha de saúde 24 e não é só pela gripe. Penso que todas as situações de doença possam ser atendidos neste espaço”. CM

Sem comentários: