terça-feira, 20 de outubro de 2009

Algarve conta receber 300 mil vacinas contra gripe A


Das 48 mil doses que chegam a Portugal nos próximos dias, apenas duas mil serão distribuídas no Algarve, que durante as três fases irá receber 300 mil doses. Os primeiros a receber a vacina serão profissionais de saúde «insubstituíveis» e grávidas com patologias crónicas.

Segundo a responsável pela vacinação na Administração Regional de Saúde do Algarve, nos próximos dias serão vacinados prioritariamente os profissionais de saúde «insubstituíveis», pela «sua especialidade», e trabalhadores do INEM, do Instituto Português do Sangue e da Linha de Saúde.
Além disso, acrescentou Helena Mecena, serão prioritárias numa primeira fase grávidas com patologias graves no segundo e terceiro trimestres de gestação, a quem aconselhou a consultarem o médico de família «para confirmarem se vão ser abrangidas nesta primeira fase».
No entanto, adiantou, para a vacinação, basta apresentarem «o boletim de saúde», desde que a sua situação esteja registada naquele documento.
A partir de Janeiro, devem chegar vacinas em número suficiente para administrar a outros grupos, nomeadamente mais profissionais de saúde, cidadãos com patologias crónicas e crianças com idade máxima de cinco anos.
Se as doses que chegarem a Portugal forem em número suficiente, os serviços de saúde admitem ainda vacinar crianças até aos 12 anos.
A responsável pela vacinação na Administração Regional de Saúde do Algarve aconselhou aos doentes consultarem os seus médicos, pedindo uma declaração para serem vacinados.
A vacina contra a gripe A vai ser administrada apenas no Serviço Nacional de Saúde, mediante apresentação da declaração do médico, sendo que Portugal tem encomendadas vacinas para cerca de três milhões de portugueses. TSF

Sem comentários: