segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estado está a falhar na área da saúde mental - especialista


O Estado «está a falhar» na área da saúde mental, obrigando que, em Portugal, a reinserção social dos doentes está, «cada vez mais», nas mãos das Organizações Não Governamentais (ONG). «O Estado tem de tomar conta das populações», acusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
O papel do Estado, que devia responder às carências da sociedade, está a ser desempenhado pelas ONG, «que estão disponíveis para receber este tipo de doentes, ensinam-lhes as aptidões e os recursos que é preciso aprender para adquirir meios para conseguir trabalhar e algumas delas conseguem mesmo arranjar empregos», defendeu Adriano Vaz Serra.
Já o coordenador da Saúde Mental em Portugal, em declarações à TSF, considerou que também o Estado tem a obrigação de garantir a reinserção social dos doentes. «As ONG têm um papel importante, mas não podemos esquecer a importância dos serviços públicos», afirmou Caldas de Almeida.
O responsável realçou ainda o contributo das ordens religiosas nos cuidados de saúde mental, sublinhando que, «nos próximos anos, vão ter oportunidade» de continuar a ajudar nesta área. LUSA

Sem comentários: