segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bastonário: Não existe atestado sem consulta médica

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, recusou hoje que possa vir a ser possível passar um atestado sem que haja uma consulta médica e acrescentou que "em Portugal se exagera com a necessidade de atestado médico".
"Um atestado médico é uma declaração que o médico produz após realizar um acto médico. Não existem atestados na ausência do médico. Esses papéis passarão a ter o valor que a burocracia lhes quiser dar, mas não terão nada a ver com Medicina", declarou Pedro Nunes, à margem da apresentação da Fundação Portuguesa de Pneumologia, que decorreu de manhã em Lisboa.
As declarações do bastonário surgem em reacção a uma denúncia do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), avançada na passada semana e que dava conta de atestados médicos "ilegais", que os médicos dos centros de saúde seriam obrigados a passar a doentes com gripe A (H1N1) e familiares, sem que houvesse observação clínica.
"Em Portugal exagera-se com a necessidade de atestado médico e quer-se muitas vezes transformar os médicos em polícias, que não o devem ser nem têm essa função", criticou Pedro Nunes. LUSA

Sem comentários: