quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Urgências do Amadora-Sintra vão ser reformuladas em 2010


A reformulação das urgências do Hospital Amadora-Sintra só avançará em 2010, já que as verbas necessárias só chegaram no final de Agosto, revelou o presidente do conselho de administração.
Esta medida, que estava prevista pela administração desde o início do ano, altura em que o Hospital Amadora-Sintra foi transformado em Entidade Pública Empresarial (EPE), foi adiada por falta de verbas.
Para avançar com esta reformulação, o hospital esteve a aguardar pela realização do capital estatutário [o montante que o Governo transfere quando concede às unidades de saúde a gestão empresarial], cuja primeira tranche só chegou a 31 de Agosto.
Em declarações à agência Lusa, Artur Vaz explicou que a instituição já recebeu 13 milhões de euros, dos 76 milhões de euros que irá receber até 2011.
É com esta verba que o hospital conta agora avançar com a reformulação do serviço de urgências e outras medidas, como a criação de um pólo adequado de cirurgia do ambulatório e outras obras como o reforço da potência eléctrica do edifício, disse.

O serviço de urgências deste hospital motivou, desde sempre, várias reclamações dos utentes, que se queixam de esperar demasiado tempo para serem atendidos.
No passado Inverno, a gripe congestionou este serviço durante vários dias, com longas horas de espera para atendimento, que diminuíram após a descida do pico da actividade gripal.
O Hospital Amadora-Sintra foi transformado em EPE no início do ano, ao fim de 13 anos de gestão privada pela José de Mello Saúde. Lusa

Sem comentários: