terça-feira, 17 de novembro de 2009

Depressão será a doença mais comum do planeta em 2030


Nos próximos 20 anos, a depressão deverá afectar mais pessoas que qualquer outro problema de saúde, inclusive as doenças cardiovasculares e o cancro. A estimativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A entidade alerta também para os custos económicos e sociais e para a diminuição da produtividade resultantes dos gastos com tratamento.
Países pobres, onde já se registam mais casos de depressão que os desenvolvidos, serão os mais afectados nas próximas décadas.
«A patologia tem diversas causas, algumas biológicas, mas parte delas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais stress no dia a dia que as ricas, e não é surpreendente que tenham mais depressão», disse o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS, na primeira Cimeira Global de Saúde Mental, em Atenas, na Grécia.
Segundo o responsável, não devemos considerar que haja uma epidemia silenciosa, porque a depressão tem vindo a ser cada vez mais diagnosticada.

«Mas as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e tratadas como em qualquer outro distúrbio, e é preciso mudar a mentalidade em relação à doença», sublinha o médico.

Sem comentários: