sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gripe A: Médicos e enfermeiros já podem ser vacinados


Todos os médicos, enfermeiros e auxiliares em contacto directo com os doentes começam amanhã a serem vacinados contra a gripe A.
Esta alteração ao plano da vacinação foi decidida ontem pela ministra da Saúde, Ana Jorge, e esta quinta-feira divulgada a todos os profissionais de saúde.
A vacinação dos profissionais de saúde em contacto directo com os doentes estava prevista para a fase B do plano de vacinação, o que ocorreria dentro de algumas semanas mas essa situação é antecipada. O motivo deve-se ao aumento do número de casos diagnosticados e à expectativa de que a pandemia irá generalizar-se no País, o que está a ocorrer nalguns países, como a Ucrânia, Bielorússia e Polónia.
A coordenadora do Agrupamento dos Centros de Saúde de Lisboa Norte – Sete Rios, Lumiar, Alvalade e Benfica, Manuela Peleteiro, confirmou a alteração do plano de vacinação ao CM. “A ministra decidiu isso ontem e hoje essa decisão está a ser divulgada aos profissionais. Amanhã já começamos a vacinar os médicos, enfermeiros e auxiliares que estão no atendimento de situações agudas mas todos os profissionais vão ser vacinados.”
A responsável também vai ser vacinada, mas não disse quando. CM

Sem comentários: