quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hospitais Privados de Portugal lançam pacotes de férias


Pacotes de férias com estadia em hotéis à beira-mar que incluem cirurgias e tratamentos clínicos é a oferta de um novo portal na Internet lançado pela subsidiária para a saúde dos Hospitais Privados de Portugal (HPP) no Algarve.
A ferramenta de reservas online dirigida ao turismo de saúde, disponível a partir desta semana, é uma estreia no sector privado da saúde em Portugal e, segundo Paulo Neves, administrador-delegado da HPP Algarve, uma aposta num segmento de mercado que «está a crescer exponencialmente em todo o mundo».
Na plataforma informática disponibilizada pela Internet, ao estilo de qualquer cadeia hoteleira internacional, os turistas de saúde podem agendar, ao mesmo tempo, uma de 32 intervenções médicas - em especialidades como cirurgia plástica, ortopedia, oftalmologia, ginecologia e urologia - e uma semana num hotel de luxo à beira-mar com direito a tratamentos num spa.
«Trata-se de uma experiência-piloto, que a HPP irá alargar a todas as unidades hospitalares do país nos próximos meses», adiantou o responsável.

Os mercados-alvo são, para já, o português e, principalmente, o do Reino Unido, uma vez que «há 300 mil britânicos a fazer cirurgias fora do seu país e, todos os anos, mais 50 mil decidem fazer o mesmo», referiu.
Este fenómeno - particularmente comum para destinos como Hungria, Polónia, República Checa e Índia - resulta, de acordo com Paulo Neves, da possibilidade de reembolso aos utentes das cirurgias efectuadas ao abrigo do programa de combate às listas de espera no Reino Unido.
«Os britânicos vão para países que lhes garantam preços de cirurgia inferiores aos que custariam no Reino Unido, o que nós, em Portugal, também oferecemos, com a vantagem de que somos um destino tradicional, conhecido e tido por seguro entre eles», explicou.

O portal permite ao turista de saúde escolher a equipa que o vai operar, conhecer a priori os procedimentos a que vai ser sujeito e até tirar dúvidas com o cirurgião via email ou skype - através dos quais os clínicos recebem os exames do paciente.
A principal mais-valia para o turista de saúde é, segundo Paulo Neves, «saber de antemão que só pagará uma determinada quantia por todos os serviços, ou seja, pela cirurgia, mas também pelos exames, pelas consultas, pelo internamento e pelos tratamentos».
É precisamente na oferta integrada e no contacto de proximidade que os responsáveis da HPP pretendem fazer frente ao principal concorrente de Portugal neste segmento: Espanha.
«Os hospitais espanhóis também estão em destinos conhecidos dos britânicos e também apresentam preços competitivos, razão pela qual apostámos na informação disponibilizada, para permitir uma melhor escolha», observou.

A HPP Saúde dispõe actualmente de duas unidades hospitalares no Algarve, em Faro e Lagos, e conta vir a abrir uma terceira na capital algarvia, com três blocos operatórios e 60 camas, em 2012.
A perspectiva de crescimento do turismo de saúde está, de resto, a motivar os principais grupos de saúde privados portugueses a investir no Algarve, prevendo-se que a oferta de camas hospitalares privadas triplique nos próximos cinco anos.
Ainda este mês, o Grupo Hospital Particular do Algarve inaugura uma nova unidade na capital algarvia com quase uma centena de camas, muitas em quartos privados e suites. No início de 2010, será a vez de o grupo Trofa Saúde abrir portas ao Hospital Internacional do Algarve, em Albufeira, com 27 camas de internamento. Lusa

Sem comentários: