segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vacinação no maior centro de saúde do país ainda não começou por falta de voluntários


Uma semana depois do inicio da campanha de vacinação por causa da gripe A, no maior centro de saúde do pais, em Sacavém, ainda ninguém foi vacinado. À TSF, a enfermeira-chefe disse que aquele centro tinha marcações para esta segunda-feira, mas algumas pessoas faltaram.


Apesar de o centro de saúde de Sacavém ter uma sala especifica para a vacinação da gripe A e uma equipa de enfermagem dedicada em exclusivo nesta primeira fase para os grupos considerados prioritários, ainda não foi administrada nenhuma vacina.
A enfermeira-chefe disse à TSF que apenas existem «várias marcações para a segunda fase do grupo A», sendo poucas as pessoas para a primeira fase que decidiram marcar a vacinação.
«Na semana passada fomos marcando e não abrindo nenhum frasco para haver uma poupança das doses» porque as dez doses que contém cada recipiente têm de ser administradas em 24 horas, justificou Cristina Brás.
Para esta segunda-feira, havia marcações, mas algumas pessoas faltaram, acrescentou a enfermeira-chefe, prevendo que durante esta semana seja possível começar a administrar vacinas às dez pessoas que já se inscreveram.
Cristina Brás reconheceu ainda que a adesão à vacina da gripe A tem sido bastante baixa. TSF

Sem comentários: