segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vagas para enfermeiros

A ministra da Saúde, Ana Jorge, comprometeu-se a abrir concurso de duas mil vagas para os enfermeiros e a apresentar uma nova proposta de grelha salarial, novidades comunicadas esta semana ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que, ainda assim, critica.


Segundo Guadalupe Simões, dirigente do SEP, as vagas não chegam para todos e deverão ficar de fora cerca de 2500 profissionais. Isto porque existem 4500 enfermeiros em situação precária – 3500 contratados e mil subcontratados.

A questão da carreira de enfermagem, tema a debater e que se arrasta desde Junho, foi adiada para a próxima reunião negocial entre ministério e sindicato, marcada para dia 15.

Nesta última ronda, que se realizou na quinta-feira, a ministra admitiu ainda abrir concurso para os enfermeiros que trabalham no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e que, devido à lei da mobilidade, estavam em risco de "desfalcar" o INEM de recursos.

O Ministério da Saúde garantiu abrir concurso para 80 vagas, para os 94 candidatos que trabalham no INEM.

Na próxima reunião está ainda previsto que seja debatida a situação dos enfermeiros que trabalham nas parcerias público-privadas e a falta de enfermeiros. CM

1 comentário:

Tony Silva disse...

Existem 4500 enfermeiros em situação precária – 3500 contratados e mil subcontratados, a juntar a 4500 desempregados, ou seja, 9000 a precisarem de vagas estáveis, não de trabalho precário!
Vão abrir 2000 vagas.
Batam palmas! Está o pessoal todo contente!
A partir daqui é só graxa, cunhas e afins .... para ver quem fica com uma das 2000 vagas...