sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Gripe A: Médicos antecipam chamadas para evitar desperdício

Face à recusa de algumas pessoas designadas como prioritárias em levar a vacina da Gripe A, os centros de saúde estão a convocar para a vacinação grupos não prioritários, como forma de evitar o desperdício.
A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, depois de, ontem, a própria ministra da Saúde ter confirmado situações de recusa da vacina, por «receios infundados», ao mesmo tempo que apelou a quem tem vacina marcada para que «não deixe de aparecer, porque isso leva a que outras pessoas não possam usufruir da vacina. O respeito que cada um tem por si e pelos outros também se pode verificar aqui».

Ainda de acordo com a ministra, os centros de saúde têm estado a fazer «um esforço muito grande» na convocação das pessoas para que, quando as ampolas são abertas, sejam gastas em tempo útil e no seu total «para não haver o mínimo de desperdício». Contudo, o facto de haver pessoas que não estão a comparecer tem torpedeado os planos do Ministério da Saúde.
Já o director-geral da Saúde, Francisco George, considerou, também em declarações ao JN, ser «lamentável» que haja pessoas que estão a desperdiçar a oportunidade de ser vacinadas, quando há outras que pretendem ser vacinadas e não são.

Sem comentários: