sábado, 19 de dezembro de 2009

Farmacêuticos Hospitalares querem mais profissionais nas unidades de saúde


A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares diz que se podem eveitar erros na medicação com mais profissionais de farmácia nas unidades de saúde. A presidente Aida Baptista defende ainda que não basta apurar a culpa no caso que levou à cegueira de seis doentes no Hospital de Santa Maria.


A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares considera que existem unidades de saúde que deviam ter mais profissionais de farmácia, porque se assim for seria possível evitar erros com a medicação.
Um dia depois de o Ministério Público ter acusado um farmacêutico e uma técnica de farmácia de estarem na origem da troca de medicamentos que provocou cegueira em seis doentes no Hospital de Santa Maria, a presidente desta associação diz que não basta apurar a culpa neste caso.
«Devem apurar-se as condições em que ocorreu este eventual erro e eventual culpa destes profissionais. Há uma série de factores que podem estar envolvidos nesse acontecimento, entre eles, as condições de trabalho e pressões e a quantidade de profissionais», explicou Aida Baptista.
A dirigente desta associação reconheceu que há unidades de saúde com boas condições de trabalho, mas que outras há onde existe falta de profissionais para evitar casos como o do Hospital de Santa Maria.
«Temos hospitais em que só existe um farmacêutico. É claro que não são hospitais que fazem a preparação de citotásticos na farmácia como é o caso de Santa Maria, mas que têm outras actividades que necessitariam de ter mais profissionais», acrescentou.
Desta forma, entende Aida Baptista poder-se-ia impedir que «ocorresse eventualmente erros ou problemas com a medicação que os doentes recebem nos hospitais».
Questionada sobre se a farmácia do Hospital de Santa Maria tem boas condições, a presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares diz que esta tem boas condições agora, mas afirmou que não sabe como era a situação quando ocorreu a troca de medicamentos. TSF

Sem comentários: