terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Hospitais: Governo disponibiliza 70 M€ para pagar dívidas


O Governo resolveu dar uma prenda de Natal aos hospitais, injectando 70 milhões de euros no reforço do capital social de 15 hospitais EPE, um esforço que visa o pagamento de dívidas dos estabelecimentos de saúde, segundo o Diário Económico desta segunda-feira.
Cada instituição vai receber entre um milhão e 9,4 milhões de euros. O despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Saúde foi assinado no dia 23 de Dezembro e é hoje publicado, com efeitos imediatos.
A verba estava contemplada no Orçamento do Estado para 2009, mais precisamente no capítulo 60 do Ministério das Finanças, onde estão previstos os aumentos de capital, diz o diário citando informação do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.
O objectivo da medida é ajudar os hospitais a pagar parte da dívida aos fornecedores. Segundo números já noticiados pelo jornal, os hospitais devem encerrar o ano com uma dívida superior a mil milhões de euros.

Com o Fundo de Apoio aos Pagamentos do Serviço Nacional de Saúde falido - dos 645,3 milhões de euros de capital, 643,5 milhões estão emprestados aos hospitais - este reforço evita que uma parte da dívida transite para 2010. LUSA

Sem comentários: