quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Saúde 24: Mais 300% de chamadas por causa da gripe A


A gripe A fez aumentar o número de chamadas para a Linha Saúde 24, que registou um aumento de 300% em 2009, relativamente ao ano anterior, com uma média diária de 4400 contactos, segundo dados divulgados hoje.
«Parte deste crescimento está, sem dúvida, associado ao papel que o Serviço Nacional de Saúde atribuiu à Linha de Saúde 24 no combate à pandemia da Gripe H1N1», adianta em comunicado a Linha de Cuidados de Saúde (LCS), empresa que gere o serviço.
Ao longo de 2009, a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) recebeu cerca de 1,6 milhões de contactos de utentes que procuravam «obter apoio qualificado sobre saúde».
«A Linha fechou o ano de 2009 com uma média diária superior a 4400 contactos, um crescimento na ordem dos 300 por cento relativamente ao ano de 2008, ano em que também já tinha crescido de forma significativa», sublinha a LCS.
Entre Abril de 2007 (data de início da actividade do serviço) e 31 de Dezembro de 2009, a Linha de Saúde 24 (S24) geriu mais de 2,3 milhões de chamadas, sustenta.

No pico da actividade, a Linha chegou a contar com cerca de 1000 profissionais de saúde, divididos pelos Centros de Atendimento de Lisboa, Porto e Coimbra (este último de cariz temporário, exclusivamente dedicado ao atendimento da gripe).
Segundo a empresa, a esmagadora maioria dos utilizadores da Linha Saúde 24 (72 por cento) recorre a este serviço para obter aconselhamento sobre o seu estado de saúde e encaminhamento para as unidades do Serviço Nacional de Saúde mais adequadas ao seu caso concreto.
As mulheres (52 por cento) são quem mais procura este serviço, mas as estatísticas mostram ainda que um número significativo dos contactos (43,7 por cento) é relativo a utentes com idades entre um e 14 anos.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo lançou em 2009 uma campanha de informação e sensibilização que, em caso de dúvidas relativas à saúde das crianças, aconselha o recurso à Linha Saúde 24.

Ao fazê-lo, os responsáveis pelas crianças vêem garantida a prioridade no atendimento em Centros de Saúde, desde que referenciados pela linha.
Esta nova valência da Saúde 24 vai permitir ainda resolver situações pelo telefone, evitando a afluência massiva das crianças às urgências hospitalares, sublinha o comunicado.
A empresa divulgou ainda um estudo sobre o grau de satisfação dos utilizadores do serviço, obtido através de inquérito aos utilizadores, que revela que «98 por cento dos utentes estão globalmente satisfeitos com o serviço prestado» e «99 por cento referem a utilidade dos conselhos de saúde» do serviço e reforçam a intenção de voltar a utilizar a Linha.
A amostra, constituída por um total de 4275 inquiridos, obedeceu a quotas pré-estabelecidas e representativas em termos de distrito, sexo, idade e tipologia de serviço.

A informação foi recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. As entrevistas foram realizadas junto de utentes que ligaram para a Linha Saúde 24 entre 1 de Fevereiro e 31 de Dezembro de 2009.
O trabalho de campo decorreu entre 9 de Fevereiro e 4 de Janeiro de 2009. LUSA

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