quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Licenciada em Teatro no INEM


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contratou uma licenciada em teatro, que é sobrinha do vogal do conselho de administração do instituto, Altino Sá de Almeida, para dar apoio à análise do desempenho dos funcionários.
Ao que o CM apurou, Margarida Sá de Almeida Dias está em regime de vínculo precário e dá apoio na análise do QUAR – Quadro de Avaliação da Função Pública – na Delegação Regional do Norte do INEM.
Segundo Raquel Leal, directora do Gabinete de Comunicação do INEM, "Margarida Dias foi contratada, como muitas outras pessoas, através de uma empresa de trabalho temporário, a Psicotempos. A relação jurídica que existe é entre a Psicotempos e o INEM, e não entre o INEM e Margarida Dias. Não existe qualquer ilegalidade no procedimento".
Contactada pelo CM a Psicotempos explica que a "trabalhadora foi escolhida por ter formação e experiência adequada ao exercício das funções a desempenhar em regime de trabalho temporário".
A empresa nega ter conhecimento "das relações pessoais dos trabalhadores da Psicotempos com elementos das direcções das empresas ou organizações a quem a Psicotempos fornece recursos humanos". Sobre o facto de Margarida Dias ser licenciada em Teatro, o INEM refere que a sobrinha do membro do conselho de administração, "de momento, está a exercer funções adequadas à sua formação. Trata-se de funções de apoio em backoffice." O INEM sublinha que as funções são em "regime de trabalho temporário" e a funcionária "não tem contrato em funções públicas". O CM tentou contactar Margarida Sá de Almeida, mas sem sucesso.
Esta não é a única contratação polémica do INEM, um organismo público tutelado pelo Ministério da Saúde. Em 2008, o instituto, agora presidido por Abílio Gomes, admitiu uma engenheira florestal para assessora, contratação que causou um profundo mal-estar no interior do INEM. CM

Sem comentários: