quinta-feira, 29 de abril de 2010

Doentes oncológicos operados em 30 dias


O tempo de espera para uma cirurgia na oncologia estará abaixo dos 30 dias, afirmou ontem o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, apesar de o relatório sobre as listas de espera para as operações dos doentes com cancro ainda não estar pronto. O governante congratulou-se com o número apresentado, salientando que, em 2005, os utentes oncológicos esperavam mais de 81 dias.


Para Jorge Espírito Santo, presidente do Colégio da Especialidade de Oncologia da Ordem dos Médicos, "estes dados, a comprovarem-se, são positivos e significam que se está no caminho certo porque, num doente com cancro, o acesso à terapêutica em tempo útil é fundamental". Mas faz uma ressalva: "É importante saber o tempo que decorre desde a chegada do doente a uma instituição até à sua inscrição efectiva para uma intervenção cirúrgica".

Em relação à lista de espera para as restantes operações, e citando o relatório do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), o secretário de Estado referiu que "o tempo de espera diminuiu para 3,4 meses em 2009, quando era de 8,6 meses em 2005." Também a lista de espera de 248 mil doentes, em 2005, ficou reduzida a 165 mil, em 2009.

O número de doentes que estava em lista de espera há mais de um ano também diminuiu. Em 2005, 90 mil utentes desesperavam por uma cirurgia há mais de um ano. No ano passado, a lista ficou reduzida a 17 mil. O Serviço Nacional de Saúde também faz mais operações: passou de 331 mil, em 2006, para 451 mil, em 2009. CM

Sem comentários: