quarta-feira, 30 de junho de 2010

Hospitais podem ter equipas de emergência intra-hospitalar


Os hospitais públicos poderão passar a ter equipas de emergência médica intra-hospitalar para responder ao agravamento súbito do estado dos doentes internados, disse hoje um responsável do Departamento de Qualidade da Direção Geral de Saúde.
O chefe de Divisão da Qualidade Clínica e Organizacional, Miguel Soares de Oliveira, referiu que uma das medidas em desenvolvimento nesta área refere-se à criação de equipas "similares às que existem no INEM para a rua", mas para atuarem dentro dos hospitais.

Miguel Soares de Oliveira falava aos jornalistas à margem do seminário que hoje decorre para marcar o 1.º Aniversário da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde onde são apresentadas as medidas em curso.

Assim, "o doente internado não corre o risco de ter um atendimento menos bom se tiver um agravamento do seu estado", explicou.

Para enfrentar estas situações, os hospitais devem ter material de reanimação, fármacos de emergência, mas também profissionais de saúde. "Em caso de agudização do seu estado de saúde, o doente tem de ter resposta adequada", frisou Miguel Soares de Oliveira.

A Divisão de Qualidade Clínica e Organizacional também está a trabalhar na adoção de uma resposta hospitalar a doentes traumatizados graves de modo a que sejam "rapidamente identificados" e assistidos. O objetivo é "organizar a cadeia de resposta na primeira hora", após a chegada ao hospital.

Estão a ser ouvidos os hospitais "para identificar eventuais estrangulamentos" no funcionamento relacionados com esta situação e para procurar soluções, acrescentou o chefe de Divisão. LUSA

Sem comentários: