terça-feira, 6 de julho de 2010

Psicoterapeuta suíço condenado por tratar com LSD e ecstasy

Um psicoterapeuta suíço foi condenado na segunda-feira por um tribunal de Zurique a 16 meses de prisão, com pena suspensa, por ter cuidado a sua clientela, da alta sociedade local, com LSD, ecstasy e mescalina.
Entre 2004 e 2008, aos fins-de-semana, o psicoterapeuta, de 62 anos, organizou sessões em grupo, reunindo cerca de 60 pessoas, entre as quais médicos, advogados e mulheres de homens ricos. Os participantes pagavam 300 francos suíços (220 euros) por sessão, durante as quais, segundo a acusação, foram fornecidas 700 doses de LSD e outro tanto de ecstasy, 50 de mescalina e 150 de 2-CB, uma droga sintética, que provoca alucinações e tem uma estrutura próxima da mescalina.

Enquanto o Ministério Público o acusava de tráfico de droga, o psicoterapeuta defendeu-se, no tribunal, argumentando que os produtos não eram drogas, mas «substâncias que permitem um alargamento da consciência». O tribunal rejeitou o pedido de absolvição pedido pela defesa, mas não aceitou a acusação de tráfico de droga agravado.

Condenado por violação da lei sobre os produtos terapêuticos, o sexagenário foi condenado, além da mencionada pena suspensa, a uma multa de dois mil francos suíços, cerca de 1.500 euros. LUSA

Sem comentários: