sexta-feira, 23 de julho de 2010

Saúde: mais de 6000 precários correm risco de desemprego

Mais de seis mil trabalhadores dos serviços públicos de saúde arriscam ir para o desemprego a partir do fim do mês, alertou hoje o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, exigindo a resolução “urgente” desta situação.
Em resposta à agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde garantiu que “nenhum dos 6432 contratos vai caducar no dia 31 de Julho”, embora sem adiantar qual a solução que será encontrada.

Segundo Ana Amaral, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Ilhas, em causa estão sobretudo auxiliares, administrativos e técnicos superiores de saúde, como o caso dos psicólogos, com contratos que terminam no último dia deste mês.

Os sindicalistas dizem que só no princípio do ano passado foram abertos os concursos que permitiriam alterar a situação de precariedade destes trabalhadores. Mas esses concursos foram anulados com a justificação de ter havido um erro na distribuição das quotas.

“Na lei da execução orçamental está previsto e salvaguardado a possibilidade da prorrogação destes contratos se os trabalhadores forem candidatos a concursos. Se os concursos foram anulados não se sabe o que lhes vai acontecer a partir de 31 de Julho”, afirmou à agência Lusa Ana Amaral.

A dirigente sindical sublinha que as funções destes trabalhadores são essenciais para as unidades públicas de saúde e que a sua saída “põe em causa a própria actividade dos serviços em que estão colocados”.

“Não há Serviço Nacional de Saúde sem trabalhadores que o assegurem e é inaceitável que o Ministério assobie para o ar quando dentro de uma semana há seis mil trabalhadores que vão ser despedidos e provocar a rutura de muitos serviços”, escreve o Sindicato numa carta aberta que hoje entregou no gabinete da ministra Ana Jorge.

A situação destes trabalhadores precários arrasta-se há vários anos, mas agravou-se quando há três anos a lei foi alterada e impediu a continuação deste tipo de contratos.

É o caso de Neuza Tojal, administrativa, que trabalha no centro de saúde de São Mamede, que há sete anos vive em situação de precariedade.

“Estou à espera de uma resposta até 31 de Julho. Em 2007 fiz um contrato até 31 de Julho de 2008 e a partir daí tem sido adenda atrás de adenda e agora estamos à espera de uma resposta, porque é sempre tudo em cima da hora”, lamentou em declarações à Lusa.

O sindicato diz agora que irá perceber “até onde os trabalhadores estão dispostos a ir” para “avançar com formas de luta”. Lusa

Sem comentários: