quinta-feira, 8 de julho de 2010

Testes de paternidade vão ser vendidos nas parafarmácias

Um mês depois da autoridade que regula o setor do medicamento proibir a venda de testes de paternidade nas farmácias, este produto vai ser vendido nas parafarmácias, com aconselhamento farmacêutico disponível, revelou a empresa que o comercializa.
Trata-se do único teste de paternidade que esteve à venda nas farmácias, o UNODNA Trust, que é um dispositivo que compara os perfis de ADN do homem e da criança, através de dois kits para recolha de amostras de saliva, que são posteriormente enviados para um laboratório. Os resultados finais chegam por meio informático, depois de o cliente instalar um programa no computador, que é enviado com o teste.
A 8 de Junho - menos de um mês após o início da comercialização deste produto nas farmácias – a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu uma circular, na qual esclarece que «os testes de paternidade não são considerados dispositivos médicos para diagnóstico in vitro, por não se destinarem a um fim médico». Por esta razão, deliberou, «as farmácias que possuam testes de paternidade em stock não os poderão vender ou utilizar, devendo proceder à sua devolução».

Esta decisão apanhou de surpresa o responsável da empresa que comercializa o teste, que disse que a mesma obrigou a uma certa ginástica logística e mudanças ao nível da distribuição. Segundo Mário Mendes, o produto vai continuar à venda, mas agora nas parafarmácias, embora só nas que «ofereçam informação e segurança»: a empresa diz fazer questão que o produto só seja vendido em estabelecimentos que disponibilizem um acompanhamento farmacêutico. Mário Mendes revelou ainda que a decisão do Infarmed não é necessariamente «imutável». LUSA

Sem comentários: