quarta-feira, 7 de julho de 2010

Novos carros sem condutor transportam doentes

A ministra da Saúde inaugura quinta-feira o novo sistema de mobilidade do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC-RP), dois carros elétricos que dispensam condutor, conferindo mais autonomia aos doentes.
«Trata-se de dois veículos inteligentes, movidos a baterias elétricas, sem condutor, que autonomamente transportam os doentes entre as enfermarias e os centros de tratamentos, aumentando assim, de um modo ecológico, a sua autonomia”, sublinha o presidente do conselho de administração do Rovisco Pais, Manuel Teixeira Veríssimo.

Os carros ("CyberCar"), um dos quais tem estado a ser testado no complexo do Centro de Medicina de Reabilitação, que se distribui por vários edifícios, são pré-programados e têm uma via dedicada, podendo transportar até quatro doentes nas respetivas cadeiras de rodas e ainda alguns utentes de pé, explicou hoje o médico à agência Lusa.
O presidente do conselho de administração do CMRRC – Rovisco Pais, na Tocha (Cantanhede), destacou a autonomia que os novos carros conferem aos doentes, que habitualmente são transportados em carrinhas entre as enfermarias e os centros de tratamento, localizados em edifícios diferentes, realçando igualmente a sua dimensão ecológica.

O “CyberCar” é “uma inovação tecnológica levada a cabo através de uma parceria entre o Instituto Pedro Nunes (IPN), nomeadamente do seu Laboratório de Automática e Sistemas, a empresa MobiPeople e o CMRRC”, é referido numa nota do Rovisco Pais.

Segundo Manuel Teixeira Veríssimo, os carros, que começam a circular quinta feira à tarde, numa inauguração presidida pela ministra Ana Jorge, são os primeiros construídos com esta tecnologia concebida no IPN - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, instituição criada em 1991 pela Universidade de Coimbra. LUSA

Sem comentários: