quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Doença de Alzheimer lembrada em todo o mundo


O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer assinala-se hoje sob o tema «Demência. É altura de agir!» para alertar governos e cidadãos para a necessidade de sensibilizar para uma doença que afecta 90 mil portugueses.
A Associação Alzheimer Portugal assinala a data com várias acções e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências.
O director executivo da associação, António Costa, estima que existam em Portugal 153 mil pessoas com demência e, dessas, 90 mil tenham Alzheimer.
O tema das comemorações deste ano aponta para «a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores».
A Alzheimer´s Disease International aproveita a oportunidade para lançar o Relatório Mundial sobre a Doença de Alzheimer 2010, com enfoque no impacto económico da doença a nível global.

A celebração do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer foi lançada na abertura da conferência anual da Alzheimer´s Disease International, em Edimburgo, a 21 de Setembro de 1994, evocando o décimo aniversário da organização que congrega associações de todo o mundo.
Para assinalar a data, a Associação Al/zheimer Portugal promove o III Congresso Nacional de Envelhecimento Cerebral e Doença de Alzheimer, no Porto, e um lanche animado com «Fados e Guitarradas» no Centro de Dia Alzheimer Portugal.
O dia ficará ainda marcado por um almoço-convívio no Parque da Cidade (Porto), pela III Mostra de Saúde de Vila Nova de Gaia e por acção de informação sobre a doença que decorrerá na Casa da Juventude de Esposende e no Lar de Idosos de Travassos, em Fafe.
No Cine Teatro de Pombal decorrerá uma iniciativa com o tema «Lembrar Alzheimer» e em Almeirim, no Parque Central da Cidade, será distribuída informação sobre a doença.

Sem comentários: