quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NATO: Três hospitais de referência para tratar enviados

Os hospitais Santa Maria, São José e São Francisco Xavier, em Lisboa, são as unidades de referência para receber participantes da cimeira da NATO, incluindo chefes de Estado e Governo, tendo já elaborado planos para responder a eventuais ocorrências.
No caso de ser necessário, o hospital de Santa Maria está referenciado para acolher presidentes, primeiros-ministros e ministros que participam na cimeira, que decorre na sexta-feira e no sábado em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do sector.
O hospital São Francisco Xavier será a instituição de referência para acolher outros participantes na cimeira, enquanto o de São José está preparado para responder aos manifestantes.
A mesma fonte sublinhou que estes hospitais foram escolhidos por terem serviços de urgência em todas as valências.
As instituições têm vindo a preparar-se para uma eventual necessidade de serviços hospitalares durante a cimeira, tendo já definido medidas como a criação de corredores de circulação.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é a entidade responsável pela coordenação da assistência pré-hospitalar, evacuação de doentes e ligação entre hospitais.
Este organismo conta com um dispositivo que envolve equipas de saúde, como médicos, enfermeiros e tripulantes de ambulância de emergência, bem como técnicos de telecomunicações e logística, num total de 102 pessoas.
Estas equipas – que têm a capacidade de prestar cuidados de Suporte Avançado de Vida (SAV) – contam ainda com 42 viaturas, entre ambulâncias, carros de apoio e uma Viatura de Intervenção em Catástrofe.
A função do INEM será a de “assegurar a assistência médica pré-hospitalar aos participantes, comitivas e também ao centro de imprensa que vai funcionar no âmbito da cimeira”.
Lusa

Sem comentários: