segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ana Jorge: Hospitais mantêm produtividade apesar dos cortes

A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse este sábado, em Aveiro, que acredita que os hospitais vão ser capazes de manter a produtividade, apesar dos cortes previstos no Orçamento do Estado (OE) para 2011.
«Não há razão para que a redução do valor atribuído a cada uma das instituições de saúde tenha um impacto direto na produção, isto é, no número de consultas», disse Ana Jorge, em declarações à margem da sessão de abertura do IV Fórum Nacional da Diabetes.

A ministra da Saúde defende que os administradores hospitalares têm de «aumentar a eficiência» com o valor que têm disponível. «Isso significa gerir bem o valor que têm, mantendo a produtividade. É isso que é exigido aos bons gestores», explicou a responsável, acrescentando estar convencida que as administrações «vão ser capazes» de fazer isso.

Questionada sobre o facto de os hospitais não terem feito, até agora, mais com menos dinheiro, Ana Jorge disse que se vai «aproveitar os períodos de crise para os tornar em oportunidade». «Talvez seja bom que o facto de termos pouco e termos este problema da crise e termos de reduzir o défice sirva para introduzir medidas de gestão que muitas vezes são mais difíceis de fazer», adiantou a governante.

Ana Jorge realçou ainda que é preciso que todos os profissionais e cidadãos em geral tenham consciência que «o problema é sério» e que «é gerir bem e utilizando bem os serviços de saúde» que se pode contribuir para se ter «saúde para todos».
Lusa

Sem comentários: