sábado, 14 de maio de 2011

Construção do novo hospital marcada por polémicas

Os dois anos de construção do novo Hospital de Braga foram marcados por multas, manifestações, acusações de «chantagem» e um chumbo do Tribunal de Contas à adjudicação da construção dos acessos ao novo Hospital.
O contrato para a construção e gestão do novo hospital foi assinado a 11 de fevereiro de 2009 entre o ministério da Saúde e o Grupo José de Mello Saúde. Foram várias as ações de protesto entre a referida assinatura e o dia de abertura do novo hospital.

A 26 de março, mais de 1200 trabalhadores marcharam pelas ruas de Braga para «denunciar a pressão do Grupo Mello sobre os trabalhadores para assinarem um contrato individual de trabalho desvinculando-se, assim, da Função Pública».

1 comentário:

juliarodrigues12 disse...

Ao longo de quase dois anos os trabalhadores do Hospital de Braga manifestaram-se contra a empresa gestora, Escala Braga. Houve reuniões com deputados de vários partidos e coligações, houve várias reuniões com sindicatos, houve reuniões com a Ordem dos Enfermeiros, houve manifestações, houve...
O que se conseguiu?
Conseguiu-se que esses Senhores continuem a gerir o referido hospital, sacrificando funcionários, nomeadamente Enfermeiros impondo-lhe horários de 12 horas consecutivas, pondo em causa a qualidade dos cuidados de enfermagem, sacrificando utentes que não são tratados como merecem, nem com os meios a que têm direito.
Conseguiu-se que os referidos Senhores, com a conivência da ARS Norte e governo, "saneassem" os Enfermeiros incómodos. Facto que ainda não vi referido em nenhum Blog de Enfermeiros, quero acreditar que por desconhecimento.
Sabem que há Enfermeiros que foram transferidos do Hospital para Centros de Saúde, contra a sua vontade, a 3 dias da abertura do novo Hospital? Esses Enfermeiros, foram tratados com coisas, como lixo depois de terem dado grande parte das suas vidas ao exercicio da profissão dentro da referida Instituição. Tudo isto aconteceu com a conivencia da ARS Norte e governo para satisfazer as exigências dos Senhores do Grupo Mello.
O Hospital está a ser gerido pelo referido grupo desde Setembro de 2009, data a partir da qual deixou de haver condições para prestar cuidados de Enfermagem com qualidade, tendo em conta o número de doentes atribuidos a cada Enfermeiro e á falta de material, nomeadamente lençois, almofadas,água engarrafada para doentes com sondas gástricas, lancetas para efectuar pesquisas de glicemias capilares...
Com esta gestão tudo se degradou e parece impossivel como ninguém toma medidas. Os profissionais não são respeitados, os doentes não são tratados como têm direito mas o Sr "Engenheiro" Sócrates e a Srª Ministra da Saúde só teceram elogios na inauguração. As paredes , pelos vistos, são bonitas mas nem sequer são resistentes, tudo o resto é feio, muito feio, assustador...
Sabiam que há Licenciados em Enfermagem, recuso chamar-lhes Enfermeiros porque não o são, que são coniventes com tudo isto?
Só espero que um dia colham a Enfermagem que têm semeado e que sejam estes Licenciados em Enfermagem (não ENFERMEIROS) que cuidem (não sei se sabem o que é cuidar) dos elementos do Grupo Mello-Escala Braga, "engenheiro" Sócrates e Ministra da Saúde. Não se esqueçam o que conta são os números, a quantidade, os euros não a qualidade nem os sentimentos.