quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ministra da Saúde visita hoje futuro hospital de Loures

A ministra da Saúde, Ana Jorge, visita hoje as obras de construção do futuro hospital de Loures, que deverá entrar em funcionamento em 2012, num modelo de parceria público-privada com gestão clínica.
A primeira pedra do hospital Carolina Beatriz Ângelo (nome da primeira mulher a votar em Portugal e também a primeira cirurgiã portuguesa) foi lançada em janeiro de 2010, estando a conclusão da obra prevista para o próximo ano.

O hospital vai servir 272 mil habitantes, dos concelhos de Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Odivelas, numa obra orçada em 135 milhões de euros.

Disponibilizando 424 camas de internamento e oito blocos operatórios, o hospital terá três valências -- médica, cirúrgica e diagnóstico e terapêutica -- e um total de 30 especialidades.

Os contratos celebrados com o Grupo Espírito Santo Saúde preveem a gestão do estabelecimento e prestação dos cuidados de saúde por 10 anos e a gestão do edifício, por 30 anos.

Pelos serviços clínicos está prevista uma verba no contrato de 443 milhões de euros e pelo edifício 150 milhões de euros.


A construção de um hospital em Loures é uma reivindicação antiga da população e da câmara local: o primeiro documento a reivindicar a obra data de 1920, mas a construção foi objeto de vários anúncios e adiamentos.

Sem comentários: