sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Taxas moderadoras nas urgências podem chegar a 49 euros

As taxas moderadoras nas urgências hospitalares poderão chegar aos 49 euros, mais 39 euros do que se paga actualmente, segundo o Jornal de Notícias. Os valores estão por definir mas o Ministério da Saúde só garante que não ultrapassarão um terço dos preços do SNS.
No caso de uma urgência hospitalar, cujo valor pago pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS) é de cerca 150 euros, significa que a taxa moderadora andará sempre abaixo dos 50 euros, quando hoje é de 9,60 euros.

Àquele valor é acrescido o custo dos actos médicos a que o doente foi sujeito, que também deverá subir. No caso de uma urgência médico-cirurgica, o valor da inscrição poderá atingir os 36 euros (actualmente 8,60 euros) e uma consulta externa poderá ficar por 10 euros (4,60 euros).

Segundo um documento distribuído pelo Ministério da Saúde, com a revisão da tabela das taxas moderadoras que ainda será feita, pretende-se aumentar a diferença entre o pagamento em hospital ou em centro de saúde, colocando taxas mais elevadas a nível hospitalar.

A revisão do regime das isenções das taxas moderadoras, uma medida prevista pela troika, foi aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros.

Sem comentários: