terça-feira, 24 de março de 2009

Reunião Enfermeiros Pela Enfermagem


O grupo Enfermeiros pela Enfermagem esteve reunido com o objectivo de debater a Proposta de Carreira de Enfermagem pelo Ministério da Saúde. Já são 3 as propostas/reformulações que o MS propôs aos enfermeiros e avisinha-se uma 4ª reformulação, em que na última reunião, a ministra se mostrou mais permeável aos argumentos dos sindicatos, no que respeita aos valores salariais correspondentes.


A reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos que esclareceram dúvidas ao grupo e enviaram uma mensagem "é altura de actuar e defender os direitos dos enfermeiros". Os argumentos invocados pelos sindicatos são válidos (licenciatura, quadro técnico superior, complexidade 3) no entanto o MS não quer reconhecer aos enfermeiros o seu devido valor remuneratório oferecendo pelas 35h, 1047 euros (base) como inico de carreira e 3000 euros como topo.


Foram debatidos estes valores entre todos, chegando à conclusão que a imagem que os enfermeiros passam à sociedade por intermédio das greves consecutivas que se têm efectuado é que pretendem apenas um aumento salarial, esquecendo de transparecer o porquê deste aumento. Torna-se por isso fundamental não apenas reevindicar um aumento salarial mas divulgar de uma forma mais objectiva a importância que o enfermeiro tem na prestação de cuidados de saúde, isto é, a população tem de compreender que para que possa ser bem cuidada, com profissionais diferenciados cientificamente e sem riscos é essencial obter em cada serviço o número correcto de enfermeiros, pagos de acordo com a sua responsabilidade e competência. O que se passa é que a população não tem a mínima noção do que é que os enfermeiros fazem na realidade, pois esta nunca é divulgada. A Ordem dos Enfermeiros e os Sindicatos têm o dever de transmitir à população, esta responsabilidade que é transportada por cada e por todos os enfermeiros. A comunicação não é efectuada convenientemente pois parece que os sindicatos apenas pretendem um aumento e a ordem não promove junto da população actividade nem formações direccionadas neste sentido. Estamos esquecidos e a perder cada vez mais poder por não termos voz activa na sociedade.


Temos pessoas acomodadas ao seu "posto" sem dinâmica e sem uma estratégia bem definida. Durante estes últimos anos a aposta na promoção e divulgação foi pouca ou nenhuma e por estas e outras razões estamos na actual situação, sem poder, nem argumentos para contestar o ministério.



Desta forma, concluímos que existem pessoas desactualizadas e sem visão nesta perspectiva, à frente das organizações que lideram os enfermeiros e a quem imputamos a responsabilidade de estarmos a passar por um momento de descrédito e impotência.

Convidamos todos os enfermeiros que pretendam expor as suas ideias e opiniões a aparecer na próxima reunião onde será debatido a temática Imagem dos Enfermeiros pela Sociedade, OE, Sindicatos e a representatividade dos mesmos a nível organizacional e politico.

8 comentários:

Anónimo disse...

esta temática é fundamental.
Onde será o debate?

Mm disse...

Onde se realizou essa reuniºao de esclarecimento sobre a carreira? e onde vai ser a próxima sobre a Imagem para a Sociedade? Gostava muito de participar.

Anónimo disse...

"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro".

Até Quando?????????

Anónimo disse...

quantos dos senhores enfermeiros falam o que é a enfermagem aos que lhes estão próprios? maridos, esposas, pais, filhos, amigos?

Anónimo disse...

Sem dúvida que é uma temática a debater e é fundamental mudar a ideia que a sociedade tem dos enfermeiros, só assim ganharemos o suporte de respeito e admiração que tanto pretendemos. Contudo, essa apresentação dos enfermeiros tem de ser efectuada de uma forma bem diferente daquela que tem sido feita até hoje. Sendo diferenciados temos que nos adaptar ao mercado actual e utilizar técnicas de imagem e marketing eficazes, coisas bem simples como transmitir aos nossos amigos o que fazemos e a complexidade e responsabilidade que trazemos sempre que cuidados de um doente. Claro que a luta por um ordenado superior é importante mas temos primeiro que conquistar a sociedade para depois termos argumentos sociais capazes. Se nao tivermos a opinião pública do nosso lado será muito mais dificil.
Os enfermeiros têm de começar a assumir a responsabilidade dos seus actos para conquistar e assumir o poder a que têm direito... só mantendo posições fortes a nível de conhecimentos cientificos poderemos demonstrar o nosso valor. É importante que os colegas venham a estas reuniões e partilhem com todos as suas ideias e opiniões, pois só assim iremos evoluir na direcção que todos pretendemos que é uma enfemragem mais digna e respeitada.
Será divulgado o local da reunião que ocorrerá em Maio.

Shadownight

Anónimo disse...

Nao sabia que havia um grupo de debates destas temáticas interessantes. Eu estou interessada em me envolver num grupo sério e dinamico para poder partilhar a minha opinião e ouvir outras pois é assim que construímos estratégias mais completas. Quando for a proxima reunião digam e já agora é em que cidade?
Parabéns estamos a precisar de enfermeiros que se juntem e desenvolvam soluções para as problemáticas actuais. vou estar a tenta ao vosso grupo...

Enfermeiro disse...

Faz falta mais blogs assim.

Muitos parabens.

Anónimo disse...

Aos alunos e aos desempregados:
Lembrem-se, ESTA CARREIRA TAMBÉM É VOSSA. Esta carreira vai existir, no minimo, durante a próxima decada.
Já que não podem fazer greve, PARTICIPEM NAS CONCENTRAÇÕES, nos dias 2 e 3 de Abril.
Não tenham ilusões é também aqui que se joga O VOSSO FUTURO...