quarta-feira, 1 de abril de 2009

Afirmações de um Administrador Hospitalar sobre os Enfermeiros


Em vários locais da net estão publicitadas umas citações que foram efectuadas por um Administrador Hospitalar. Foi pedido ao grupo Enfermeiros pela Enfermagem para divulgar estas informações que vêm demonstrar a visão que estes profissionais têm dos Enfermeiros.


”… Ficaria mais preocupado se os médicos, que são quem trata os doentes directamente, me pusessem problemas, pelo contrário, é um serviço de excelência”


”Os Enfermeiros têm pouco interesse para os Conselhos de Administração, ao contrário dos médicos que são escassos e temos que cativá-los quanto mais não seja com bons salários, por isso nas reuniões de conselho nem se discute sobre Enfermagem. Não é necessário.”


”Pode ter a certeza que, nem que fosse pelo salário mínimo, teria sempre Enfermeiros para trabalhar””Não precisamos de pagar horas extra aos Enfermeiros, aliás, essa questão nem se coloca. Mas não é possível seguir a mesma política com a classe médica, somos mesmo obrigados a compensá-los””Os Enfermeiros não são valorizáveis. Não têm autonomia que lhes permita uma produção hospitalar independente””Imagine que tínhamos problemas com uma equipa de Enfermeiros... no dia seguinte apresentava-mos uma equipa nova e estava feito. Lembra-se do exemplo de Vila Real?”


”A política educativa facultou uma avalanche de Enfermeiros que só ajudou os Conselhos de Administração – deixou de haver problemas com Enfermeiros. Nem sequer é preciso aliciá-los! Os técnicos de diagnóstico e terapêutica também. Deixam-me dormir descansado.”
Estas citações veridicas foram difundidas por inumeros enfermeiros e em vários locais da internet, pois demonstram a atitude que muitos administradores hospitalares têm tido com os Enfermeiros. A Enfermagem é uma classe profissional que luta em prol e defesa dos doentes estando sempre juntos destes, 24h/dia ao longo dos 365 dias do ano. É exigido respeito e consideração pelo trabalho nobre que é exercido. Estes ataques e desrespeitos não podem ser tolerados por uma classe que tanto dá e se dedica à sociedade.
Antes de haverem estes Administradores Hospitalares "prepotentes e arrogantes" a área da saúde era tida como humana e digna, neste momento é vista como outro comércio em que os números falam mais alto e o respeito pelas pessoas não é valorizado nem tido em conta.

8 comentários:

Anónimo disse...

ATENÇÃO!!!!!!
No site do sep está a proposta de carreira entregue pelo ministério.
UMA VERGONHA, como seria de esperar...
"Enfermeiros têm razões acrescidas para
Participar activamente na Greve de 2 e 3. Abril.09" in comunicado do SEP.
Por exemplo: "B – Transição Remuneratória – art.º 21
Mantém: Na Transição para a Nova Carreira, os Enfermeiros MANTÊM o seu ACTUAL vencimento" in comunicado do SEP.

Anónimo disse...

A proposta é igual à anterior... sem alterações...

Anónimo disse...

Este post é baseado literalmente num post do blogue doutor enfermeiro.

Anónimo disse...

este post é uma vergonha. não devia ser publicado. só os enfermeiros percebem o seu alcance. e este blog é visível a qualquer pessoa.
deveriam antes mostrar quem são os enfermeiros e o que fazem.
é pela positiva que se muda as opiniões dos outros e não pela negativa

Anónimo disse...

Respondendo ao Anónimo das 1:09 este post é baseado em afirmações proferidas por um administrador hospitalar que estão disponíveis em inumeros sitios da internet, e que provavelmente estará também no blog que refere, bem como em muitos outros. Este é um blog de partilha e comunhão de ideias e ficamos contentes por saber que também outros se dedicam a lutar pela enfermagem, mostrando o seu real valor.
Todas as opiniões são respeitadas e valorizadas se promoverem o desenvolvimento positivo da Enfermagem.

Shadownight

Anónimo disse...

Respondendo ao Anónimo das 2:07 concordamos com o facto de ter que se divulgar à sociedade qual a função e as responsabilidades dos enfermeiros para que possamos ser reconhecidos e apoiados, no entanto, no que diz respeito a administradores hospitalares nao podemos ser tão passivos e demagogos porque estamos a falar de profissionais que devido à sua formação têm obrigação de saber quem somos e o que fazemos, contudo, quando existem casos como estes não lhes pode ser reconhecidas competências para exercerem um cargo desta responsabilidade. Os enfermeiros colocam sempre o doente em primeiro lugar e estão com ele 24h/dia 365d/ano como tal merecem ser respeitados e valorizados pelo seu trabalho. É importante divulgar entre todos os responsáveis que difamam a Enfermagem e mostrar a todos a realidade existente no nosso país. Os problemas da enfermagem são reais e estão bem presentes, por isso não nos podemos alienar nem fingir que existem só porque incomodam alguns. A falta de informação torna-se a maior inimiga dos enfermeiros. Basta de mediocridade e de nos escondermos dos problemas, temos de os enfrentar e lutar por uma enfermagem mais respeitada e digna, nem que isso represente lutar contra os Administradores Hospitalares, porque todos juntos iremos conseguir. Se formos poucos seremos esmagados como temos vindo a ser estes últimos anos.
Cumprimentos

Shadownight

D disse...

Não importa que a informação seja repetida, nem k seja depreciativa. a informação e a repatição nunca são demais, p ver se entra em algumas cabeças duras. Por outro lado pode ser depreciativa, mas a meu ver, é-o para esses ditos administradores. Vê-se k nunca tiveram internados e k n conhecem minimanente o trabalho que fazemos. Chamem os médicos quando estão deitados numa cama e a morrer de medo de estarem internados. Ou tb os podem chamar, dp de os tais ditos médicos, terem dados notícias k eles na maioria n percebem.
Deixa-me triste estas afirmaçoes m dão-me mais motivos para continuar a lutar.
é verdade que temos de falar no que é a enfermagem e quem são os enfermeiros, m n e a tapar o sol com a peneira que o vamos conseguir.

Anónimo disse...

Mas algum destes administradores disse alguma mentira? ingenuidade a quanto obrigas...