quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estados Unidos querem Sistema de Saúde Público


Os Estados Unidos da América chegaram à conclusão que é essencial reinvestir no sistema de saúde público de forma a que este possa voltar a competir com o privado. O novo governo de Obama pretende desenvolver este "SNS" com o apoio de instituições privadas que financiem grande parte do investimento.

Apesar de ser uma tarefa dificil devido à resistência das seguradoras, o projecto está a ser delineado e faz-nos refletir sobre o futuro dos cuidados de saúde públicos em Portugal.

O país mais desenvolvido do mundo concluiu que o futuro da saúde passa por um sistema de saúde público forte e competitivo, ao contrário do nosso país que cada vez mais privatiza e coloca à frente dos hospitais gestores sem capacidade de perceber o que são burocracias profissionais e que mergulham estas instituições em gestões economicistas e irreais no que respeita à qualidade do serviço prestado. Os profissionais de saúde são os (dentro do hospital) mais diferenciados devendo ser ouvidos e estabelecida uma relação forte de apoio entre a direcção clinica, de enfermagem e a administração e não uma pequena ditadura empresarial. New York Times


Sem comentários: