sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Enfermeiros protestam contra proposta discriminatória


Centenas de enfermeiros protestam, desde o final da manhã, frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, contra o que consideram injusto e discriminatório o projecto de diploma do ministério sobre a grelha salarial na transição para a nova carreira.
Segundo o manifesto subscrito pelos quatro sindicatos que representam a classe, entregue no ministério, apesar de inscrever na carreira de enfermagem o início e topo da carreira técnica superior da Administração Pública, “a proposta do ministério não considera a necessária equidade com outros trabalhadores licenciados nem os riscos de penosidade a que os enfermeiros estão sujeitos. Não permite que todos os enfermeiros, no decurso da vida profissional activa, tenham a possibilidade de atingir o topo salarial da carreira”.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, considera “discriminatório e injusto” que os novos enfermeiros, que ingressam na carreira “tenham uma remuneração superior aos profissionais que estão vários anos na carreira e que outros licenciados da função pública também tenham uma remuneração superior aos enfermeiros, cuja licenciatura não é equiparada aos licenciados da administração pública”.
Sob o olhar atento de vários polícias do Corpo de Intervenção Rápida da PSP as centenas de enfermeiros gritavam palavras de ordem: “Somos necessários, acabem com os precários”, “Queremos ser tratados como licenciados, não como licenciados de segunda”, “Queremos a grelha salarial que traduz o risco e a penosidade”. CM

1 comentário:

António Costa disse...

Este texto, já o li em diversos locais. Parece que os bloggers vão todos buscar as notícias que outros escreveram.
Pelo menos nesta situação pedia-se um texto próprio de alguém que expressasse o que sentiu e o que realmente se passou num protesto tão expressivo dos enfermeiros. Se calhar não foram lá! Pior, porque quem demonstra tanto interesse nos problemas dos enfermeiros devia também participar nas principais acções da profissão.
Assim não vale a pena existirem tantos blogs de enfermagem, se dizem todos o mesmo. Comenta-se num e não vamos repetir o mesmo comentário noutros a menos que digam alguma coisa de novo ou diferente. Pensem nisto.