terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fundação Renal anuncia quinze novos centros até 2012


Os doentes renais crónicos portugueses vão ter quinze novos centros de tratamento até 2012, onde poderão contar com dois tipos de diálise, apoio psicológico e assistência social, numa rede que será anuciada hoje pela Fundação Renal Portuguesa.
Em declarações à Lusa, José Manuel Guillaude, administrador da Fundação, afirmou que a rede, resultante de protocolos com o Ministério da Saúde, visa «enfrentar a concentração» de meios de hemodiálise no país, assegurados apenas por «duas multinacionais».
Nos centros da Fundação, os doentes renais encontrarão meios de hemodiálise e de diálise peritoneal, uma variante que dispensa a ligação do doente a uma máquina. Além disso, os centros disponiblizam, em permanência, um serviço de psicologia clínica, assistente social e nutricionista. Lusa

1 comentário:

siripipi alentejano disse...

Sou IRC e estou em tratamento de diálise em Portalegre. Hoje, depois da diálise, passei pela Zona Industrial de Portalegre e verifiquei que os dois Centros em construção estão praticamente concluídos.
Por esse facto pretendo ser esclarecido, qual o Centro que vai acolher os actuais doentes? Por acaso nós não temos o direitom de ser ouvidos? É tudo feito à margem de quem os vai usufruir.Potquê?
Na semana passada ouvi uma conversa que a Enfermeira Chefe estava a ter com outro colega e dizia-lhe: Dentro de 15 dias vamos mudar para o novo centro! aguardamos que seja feita uma vistoria!
Apetece-me dizer, como o fiz numa entrevista ao D.N. não há fome que não traga fartura!
Até aqui os doentes por falta de vagas, tinham que se sujeitar a fazer centenas de quilómetros, além das 4 horas de tratamento.
O que é preciso é que os direitos dos doentes estejam salvaguardados,
Campo Maior, 18 de Janeiro de 2009
pioveríssimo@gmail.com