sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gripe A: Chamadas para Linha Saúde 24 chegam às 8000 diárias


O início da campanha de vacinação contra a gripe A levou a um aumento progressivo do número de chamadas para a Linha Saúde 24, atingindo as oito mil diárias, disse hoje à Lusa fonte daquele serviço.
De acordo com a mesma fonte, verificou-se um ligeiro aumento de chamadas para a linha desde quarta-feira - dia em que faleceu uma criança de 10 anos que tinha contraído o vírus -, mas esta é uma tendência que já vem desde segunda-feira, dia em que começou o plano de vacinação contra a doença, tendo-se registado oito mil chamadas diárias.
O número de chamadas recebidas pela linha foi de cerca de 4500 por dia durante a primeira quinzena de Outubro, enquanto que entre os dias 15 e 26 deste mês esteve sempre acima das 5000 diárias."Desde dia 26 tem-se verificado um aumento progressivo e estamos nas oito mil chamadas por dia", disse a fonte da linha, salientando que o início deste aumento progressivo coincidiu com o princípio da vacinação.
"As pessoas apresentam dúvidas e todo o tipo de questões relacionadas com a doença", contou.

Também a directora clínica do Hospital D. Estefânia, hospital de referência no atendimento pediátrico a suspeitos de gripe A e onde quarta-feira faleceu a criança de 10 anos, informou que o padrão de procura dos serviços é hoje "semelhante ao dos últimos dias e reflecte um aumento progressivo de doentes".
Por outro lado, fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo revelou que não se tem verificado, desde quarta-feira, um afluxo anormal de doentes com suspeitas da doença aos centros de saúde.
"Não verificámos um aumento do número de utentes para além do que é normal", disse, salientando que, actualmente, qualquer centro de saúde recebe doentes com gripe A, depois de uma fase em que estes pacientes eram atendidos nos Serviços de Atendimento da Gripe (SAG). Lusa

Sem comentários: