sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Consulta da diabetes em todos os centros de saúde em 2010


O coordenador do Programa Nacional de Prevenção e controlo da Diabetes avançou esta sexta-feira que em 2010 espera pôr em marcha a consulta de diabetes em todos os centros de saúde e implementar a nível nacional o rastreio sistemático dos olhos.
No Fórum Nacional da Diabetes, que decorre no próximo sábado, Dia Mundial da Diabetes, José Manuel Boavida lembrou que esta é uma doença que afecta cerca de 2,6 milhões de portugueses, entre diabéticos e pré-diabéticos, noticia a Lusa.
Manuel Boavida sublinhou que existem um elevado número de casos não diagnosticados, que se deve ao facto de esta ser uma «doença silenciosa, quase sem sintomas», onde os primeiros indícios são «muito leves» e aos quais as pessoas se adaptam.
«Não há uma política activa de análise de rotina nas pessoas saudáveis», disse.
O coordenador explica que este é um cenário «perigoso» porque o que vai acabar por conduzir a um diagnóstico serão as complicações decorrentes da diabetes, como as lesões nos olhos, nos rins ou as amputações das extremidades do corpo.
José Manuel Boavida referiu também que quem se dirige aos centros de saúde são as pessoas que já têm queixas e que é preciso conseguir chegar junto das pessoas que estão fora do circuito médico.
«A medicina do futuro tem de ir à procura das pessoas que têm a tensão alta, que têm diabetes, que têm colesterol elevado, a fim de evitar as complicações, os sofrimentos e os altos custos que isto tem para o serviço nacional de saúde», defendeu, acrescentando que cerca de 30 por cento do total de enfartes do miocárdio e dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) ocorrem em diabéticos. Lusa

Sem comentários: