segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ceia de Natal saudável e barata


Com o Natal à porta, chega a preocupação de comprar alimentos para a ceia da consoada que sejam baratos e não prejudiquem ainda mais a saúde de quem já sofre de elevados níveis de colesterol, de diabetes ou de hipertensão arterial, principais factores de risco cardiovascular e principais causas de morte de cerca de 43 mil portugueses por ano em Portugal.
A nutricionista Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, alerta para os perigos da hipertensão arterial. "É um grave problema que deve ser pensado durante todo o ano, e particularmente nesta altura do ano, em que o consumo do sal é maior."
O bacalhau é muito salgado e é um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses. Apesar do seu elevado teor de sal, os hipertensos não devem ser privados de o saborear.
Alexandra Bento dá um conselho aos hipertensos para a ceia da Consoada: "O bacalhau deve ser muito bem demolhado, para perder o sal, e não deve ser adicionado sal na água da cozedura. Seria um erro."
As pessoas com níveis de colesterol elevados devem evitar as frituras e devem optar pelo azeite, uma gordura cardioprotectora, que protege o coração. Deixar os alimentos a boiar no azeite é um erro, recomendando--se um consumo moderado.
As rabanadas devem ser demolhadas em leite magro e assadas no forno, em vez de fritas em óleo. A gelatina é outra sobremesa recomendada.
Os doentes diabéticos devem optar por uma refeição adequada à doença, optando pelos cozidos e grelhados e evitando os fritos. Não devem ser privados de uma sobremesa, podem provar um doce nesta altura do ano, sendo aconselhada a farófia ou fruta. O início da ceia deve ser a sopa, de legumes ou com uma base de tomate, ervilhas e polvilhada com dois ou três pinhões, que lhe vão dar um ar de requinte. Sugestões de uma ceia gastando poucos euros.

Sem comentários: