sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Governo: «Gestão privada na Saúde está politicamente fechada»


O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, admite que a recomendação dos peritos que defendem que a escolha sobre a gestão privada na Saúde deve ser decidida caso a caso é «tecnicamente robusta», mas afirma que «o assunto está politicamente fechado».
Em entrevista à agência Lusa, Óscar Gaspar afirma que «a decisão foi tomada e é para manter», explicando que «o Ministério da Saúde tomou a decisão que as parcerias só fazem sentido se for de infra-estrutura e não de gestão clínica, tendo em conta os prós e os contras».
Questionado sobre a razão de o Governo ir contrariar as conclusões de uma comissão nomeada pela ministra da Saúde para aferir as vantagens e desvantagens dos três modelos de gestão de hospitais em Portugal (Sector Público Administrativo, Entidade Pública Empresarial e Parceria Público-privada), o governante começa por conceder que «o estudo faz uma análise económica, e a conclusão a que chega é tecnicamente robusta - depende das economias de gama e da complexidade tecnológica». Lusa

Sem comentários: