terça-feira, 20 de abril de 2010

Ministra não confirma subida 40% dos prejuízos hospitais EPE


A ministra da Saúde, Ana Jorge, escusou-se hoje a confirmar o aumento de 40% dos prejuízos dos hospitais com gestão empresarial em 2009, alegando que as contas ainda não estão fechadas.
A ministra reagiu desta forma à manchete do Jornal de Notícias que dá hoje conta de que as dívidas dos hospitais empresas subiram 40% durante o ano passado, chegando aos 295 milhões de euros.
De acordo com o jornal, que cita dados provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde, os prejuízos dos hospitais geridos com regras empresariais passaram de 213 milhões, em 2008, para 295 milhões de euros, no ano passado.
"Para já, esses números que foram hoje divulgados são números ainda não consolidados e as contas de 2009 não estão fechadas", declarou a ministra da Saúde aos jornalistas em Macedo de Cavaleiros, à margem de uma visita ao helicóptero do INEM que vai fazer emergência médica no Nordeste Transmontano.
"Não gostaria de estar a comentar enquanto não temos os resultados definitivos", reiterou, acrescentando que os números "têm de ser analisados e consolidados" e só depois se verá "qual é o resultado final".

Ana Jorge escusou-se também a colocar a possibilidade da eventual compensação dos alegados prejuízos, preferindo falar das medidas que o Ministério da Saúde tem em curso para melhorar a própria gestão e os gastos neste sector.
Segundo disse, a partir de amanhã já está a funcionar a central de conferência de facturas, que classificou como "algo muito importante" para melhorar as condições em que é feito o controlo daquilo que o Estado tem de pagar.
"Sabemos que a fraude existe, que é difícil encontrá-la e que muitas vezes implica meios secundários para actuar e esta conferência centralizada de facturas permite ultrapassar essas dificuldades", afirmou.
A ministra da Saúde apontou também outras medidas para uma maior eficiência, nomeadamente a nova regra que já foi aprovada e vai entrar em funcionamento do pacote de medicamentos e a central de compras que funcionará no âmbito do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.

A ministra comentou também o atraso nos pagamentos a dentistas relativos ao programa cheque dentista, referindo que "muitas vezes esses atrasos têm a ver com a conferência das facturas e da emissão dos cheques".
"Está, neste momento, a ser ultrapassado e, portanto, se houve um atraso ele já está a ser resolvido", declarou. LUSA

Sem comentários: