terça-feira, 20 de abril de 2010

Valença: Enfermeiros concordam com encerramento do SAP


A Ordem dos Enfermeiros do Norte considerou hoje positivo o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Valença, afirmando que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços.
«Na atualidade, os recursos existentes para fazer face a situações de urgência/emergência apresentam condições adequadas a uma resposta eficaz às necessidades da população de Valença», garante a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, em comunicado.
Assim, a Ordem dos Enfermeiros considera que o encerramento do SAP de Valença, que tem merecido a contestação da população, é uma «medida que contribui para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados a esta comunidade».
Para a Ordem, os meios colocados à disposição da população de Valença, «nomeadamente as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV)», estão «preparados para resolver, de modo eficaz e seguro, situações de ameaça à vida, de doença súbita, de tratamento da dor e de trauma e transporte em condições seguras a unidades hospitalares diferenciadas».

O comunicado refere que, na emergência pré-hospitalar, o enfermeiro é o único profissional que «tem uma ação transversal e polivalente a todos os meios de socorro, possuindo competências altamente especializadas que lhe permitem uma atuação de rigor e excelência, destacando-se a sua intervenção nas ambulâncias SIV».
Os enfermeiros alertam, ainda, que «estas condições não se verificavam no anterior modelo de atendimento (SAP), onde os recursos existentes não cumpriam os requisitos exigidos para dar resposta a verdadeiras situações de urgência/emergência». Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Os enfermeiros têm ordem? Onde é que ela anda que não luta com os enfermeiros na valorização da carreira de enfermagem como a ordem dos médicos faz!! Ela só sabe prejudicar os enfermeiros recém formados que para além duma licenciatura de 4 anos com 50% de toria e 50%de prática( quando as outras licenciaturas são só de 3 anos)obriga os enfermeiros a fazerem um estágio profissional de mais ou menos 1 ano o qual nem vai ser remunerado.