quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cortes nas contratações podem pôr em risco SNS


O bastonário da Ordem dos Médicos considera que ou os serviços de saúde terão de fechar ou os critérios de qualidade vão ter de baixar. É assim que Pedro Nunes prevê o futuro dos hospitais portugueses.
Pedro Nunes diz que com os cortes na contratação, impostos pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o sector da Saúde, existe mesmo o risco de alguns serviços de urgência chegarem a fechar.

Em declarações ao Diário de Notícias, o bastonário explica que a receita para os próximos tempos não é fácil: «ando há 30 anos a tentar descobrir com fazer omeletes sem ovos, mas ainda não consegui.»

Já o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) fala em responsabilidade criminal. Segundo Carlos Santos, presidente do sindicato, estes cortes vão «levar os serviços a ressentirem-se imediatamente e pôr em causa o funcionamento do hospital. E aí, se houver problemas, o governo será responsabilizado criminalmente».

As únicas excepções a estes cortes são os médicos reformados ou que pediram reforma antecipada que vão poder continuar a trabalhar.

Sem comentários: